Por onde começar?

 

Partimos sempre da praparação da superfície e da preparação do produto

 

 

 

A preparação tem que ser  benfeita para proporcionar limpeza completa com remoção de materiais estranhos ou contaminantes (pó, óleos e humidade) da superfície e criar condições adequadas para que o revestimento respectivo tenha as características desejadas. Para isso pode ser feito o lixamento e/ou a lavagem da superfície.

Já a aplicação tem que ser por meio de equipamentos adequados,observando as condições atmosféricas, por profissionais treinados e conscientes e apoiada nas melhores técnicas de boa pintura. Saiba mais em Preparação e Aplicação

 

Homogeneização e Diluição do Produto.

 

Um dos maiores causadores de problemas relacionados a tinta é a não homogeneização ou sua forma incorreta de fazê-la. Para a boa utilização do produto é fundamental a homogeneiza-lo. Para isso é necessario saber como fazer. É mais simples do que parece, o detalhe está na ferramenta correta. Devemos utilizar algo parecido com uma régua (uma ripa, ou algo assim) NUNCA uma ferramenta arredondada como chave de fenda, cabo de vassoura etc. Isso faz com que a tinta gire no próprio eixo diferente de uma ripa de madeira.

 

Outro vilão da pintura é a má diluição e até a não diluição (para produtos que o fabricante recomenda diluir). Devemos SEMPRE seguir as recomendações do fabricante, com o solvente indicado e na proporção recomendada. Assim temos a garantia de que o produto cumprirá com seus objetivos de forma mais eficaz.

 

Existe uma ordem para pintar um ambiente?*

 

 

As áreas externas devem ser emassadas, impermeabilizadas e pintadas primeiro visando evitar a absorção da água para as paredes internas por meio do reboco novo que é altamente absorvente. Pintar um ambiente na ordem correta economiza tempo e dinheiro:

 

1° Comece pelo teto

2° Depois pinte as paredes

3° Em seguida as portas e portais

4° As janelas e finalmente

5° O rodapé

 

Obs: Caso o acabamento for feito com papel de parede, toda a pintura deve ser terminada primeiro.

 

Que tipo de rolo devo usar?*

 

 

 Os rolos são ideais para superfícies extensas, como paredes e tetos. Existem vários tipos de rolos para pintura e a escolha apropriada depende do tipo de tinta e da superfície que se deseja aplicar:

 

a) Rolo de lã com pelo baixo (sintética ou carneiro) é indicado para acabamentos em superfícies mais lisas com tintas PVA e acrílicas. 

 

b) Rolo de lã com pelo alto (sintético ou carneiro) é mais usado em superfícies rústicas (reboco, texturizados e chapiscos) que são superfícies muito aborventes.

 

c) Rolo de espuma (poliéster) é utilizado na aplicação de esmaltes sintéticos e complementos.

 

d) Rolo de espuma rígida ou de borracha são indicados para aplicar texturas.

 

*para mais informações confira o tópico "Ferramentas de Pintura" em nosso site.

 

Que tipo de pincel devo usar?*

 

 

 A qualidade do pincel tem um efeito direto na qualidade do acabamento e da aplicação. O tamanho do pincel varia de acordo com a superfície a ser pintada.

 

a) Cerdas escuras - Aplicação de esmaltes sintéticos e complementos. Mais resistência.

b) Cerdas grisalhas - Indicado na aplicação de tintas acrílica/látex/PVA e respectivo fundos. Fácil aplicação.

c) Cerdas brancas - Ideais para a aplicação de vernizes e stains. Melhor acabamento.

 

*para mais informações confira o tópico "Ferramentas de Pintura" em nosso site.

 

Como sanar a baixa cobertura?

 

1° Use sempre produtos de qualidade que atendam as especificações da ABNT.

 

2° Efetuar a diluição conforme indicado pelo fabricante. A diluição maior do que a recomendada pelo fabricante resulta numa cobertura baixa por demão devido à camada obtida ser muito fina.

 

3° Algumas cores vivas e limpas como o vermelho vivo e o amarelo limpo não têm boa cobertura, pois não há pigmentos adequados de boa cobertura necessários para a obtenção dessas cores. Neste caso recomenda-se aplicar uma tinta de boa cobertura na cor branca ou branco gelo, previamente à aplicação do acabamento de cores crítica.

 

4° A homogeneização deficiente pode acarretar uma baixa cobertura; certifique-se de que todo o conteúdo foi devidamente homogeinizado.

 

Como corrigir as diferenças de tonalidade?

 

Existem várias causas que provocam diferença de tonalidade.

 

1° Homogeneização deficiente: Duas tintas com a mesma cor homogeneizadas diferentemente apresentarão diferença de tonalidade. Portanto certifique-se de que as tintas foram homogeneizadas corretamente.

 

2° Iluminação do ambiente: Duas paredes de um mesmo ambiente, porém com iluminação diferente, apresentarão tonalidades distintas, mesmo pintadas com a mesma tinta e cor. Não é exatamente um problema.

 

3° Retoques de pintura: Frequentemente o retoque de pintura, mesmo feito com a mesma tinta, pode provocar uma diferença de tonalidade entre a parte retocada e o resto da superfície. Evite retocar a pintura após 24h da aplicação e, quando necessário, repinte a superfície delimitada por alguma descontinuidade, como por exemplo toda parede, todo teto etc.

 

4° Tintas da mesma cor e fabricantes distintos: Evite utilizar acabamentos da mesma cor produzidos por fabricantes diferentes, principalmente em um mesmo ambiente.

 

Como evitar o escorrimento?

 

1° Diluição com solventes não apropriados causa escorrimento. A diluição deverá ser indicada pelo fabricante.

 

2° Aplicação de camada muito espessa: Causa o escorrimento e o enrrugamento. Na pintura espalhe muito bem a tinta no sentido de evitar camadas grossas.

 

3° Tintas de baixa qualidade: As tintas devem ter características de viscosidade  e de reologia adequadas para evitar o escorrimento e possibilitar o bom nivelamento.

Essas dicas dizem respeito a produtos devidamente qualificados pela ABNT e/ou ABRAFATI.

As cores deste site são apenas referências, podendo existir divergência entre as cores apresentadas na tela e as cores reais dos produtos comercializados

SHIS QI 23, LOJA 12 - POLO VERDE JARDIM BOTÂNICO - LAGO SUL - DF

Ao lado da Piscinas Igui e Andaimes Martins

© 2015 por Maicon de Freitas. Todos os direitos reservados.

  • Wix Facebook page
  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • RSS Social Icon
  • Wix Google+ page