Eflorescência: São manchas esbranquiçadas que surgem na superfície pintada. Isto acontece quando a tinta foi aplicada no reboco - ou outra superfície - ainda úmido.
Para corrigir a eflorescência, deve-se aguardar a secagem da superfície, eliminar eventuais infiltrações e aplicar uma demão de Fundo Preparador para Paredes.
Saponificação: Manifesta-se pelo aparecimento de manchas na superfície pintada. É causada pela alcalinidade natural da cal e do cimento que compõe o reboco.
Para corrigir em tinta latex, recomenda-se raspar, escovar ou lixar a superfície eliminando as partes soltas ou mal aderidas. Isto feito, aplica-se uma demão de Fundo Preparador de Paredes antes do emassamento e repintura.
Desagregamento: Caracteriza-se pela destruição da pintura, que se esfarela destacando-se da superfície juntamente com partes do reboco.
Para corrigir o desagregamento deve-se raspar as partes soltas, corrigir as imperfeições com reboco; esperar a cura toltal do reboco (30 dias) e aplicar uma demão de Fundo Preparador para Parede.
Bolhas: Normalmente, o principal fator gerador de bolhas é a umidade no substrato, devido a falhas na impermeabilização, presença de trincas, fissuras ou vazamentos entre outras causas.
Neste caso, a Massa Corrida/PVA deve ser removida, aplicando em seguida uma mão de Fundo Preparador para Parede. Após a secagem aplicar Massa Acrílica para corrigir as imperfeições.
Fissuras: São trincas estreitas, rasas e sem continuidade.
Para corrigir recomenda-se raspar/escovar a superfície, aplicar uma demão de Fundo Preparador para Paredes, aplicar três demãos de Restaurador de Fachada (ou similar) ou aplicar duas demaõs de Tinta Elastomérica.




