Características fundamentais e a qualidade.

A análise das características fundamentais permite ao pintor/consumidor avaliar a qualidade de tintas, vernizes e complementos. Conheça a seguir algumas de suas principais características técnicas.

 

       Estabilidade: É a propriedade que o produto deve ter em manter-se inalterado durante o seu prazo de validade; isto é válido para as embalagens que não foram abertas.

 

       Cobertura: É a capacidade que o produto possui em ocultar a cor da superfície em que for aplicado. A diluição interfere diretamente nesta propriedade. Este item não aplica-se em vernizes*

 

       Rendimento: É a área que se consegue pintar com um determinado volume de tinta. Geralmente, é expresso em m²/galão/demão

 

       Aplicabilidade: É a características que se traduz em facilidade de aplicação, isto é, o produto não deve oferecer dificuldade para sua utilização. Em uma aplicação convencional não podem haver respingos e escorrimento da tinta.

 

       Nivelamento: É a propriedade que a tinta tem de formar uma película uniforme, sem deixar marcas de aplicação.

 

       Secagem: É o processo pelo qual uma tinta em seu estado líquido, se converte em uma película sólida.

 

       *Lavabilidade: É a qualidade que a tinta deve ter um resistir à limpeza com produtos de uso domésticos possibilitando a remoção de manchas sem afetar a sua película protetora.

 

       Durabilidade: É a resistência que a tinta deve ter sob a ação das intempéries (sol, chuva, maresia etc).