A análise das características fundamentais permite ao pintor/consumidor avaliar a qualidade de tintas, vernizes e complementos. Conheça a seguir algumas de suas principais características técnicas.
Estabilidade: É a propriedade que o produto deve ter em manter-se inalterado durante o seu prazo de validade; isto é válido para as embalagens que não foram abertas.
Cobertura: É a capacidade que o produto possui em ocultar a cor da superfície em que for aplicado. A diluição interfere diretamente nesta propriedade. Este item não aplica-se em vernizes*
Rendimento: É a área que se consegue pintar com um determinado volume de tinta. Geralmente, é expresso em m²/galão/demão
Aplicabilidade: É a características que se traduz em facilidade de aplicação, isto é, o produto não deve oferecer dificuldade para sua utilização. Em uma aplicação convencional não podem haver respingos e escorrimento da tinta.
Nivelamento: É a propriedade que a tinta tem de formar uma película uniforme, sem deixar marcas de aplicação.
Secagem: É o processo pelo qual uma tinta em seu estado líquido, se converte em uma película sólida.
*Lavabilidade: É a qualidade que a tinta deve ter um resistir à limpeza com produtos de uso domésticos possibilitando a remoção de manchas sem afetar a sua película protetora.
Durabilidade: É a resistência que a tinta deve ter sob a ação das intempéries (sol, chuva, maresia etc).